4 de maio de 2011

Homens do Bope fazem operação em favela do Rio, trocam tiros e impedem invasão




O Batalhão de Operações Especiais (Bope) realizou na manhã desta quarta-feira (4) uma operação para prender criminosos no morro do Dezoito, em Água Santa, na zona norte do Rio de Janeiro. A divisão de elite da Polícia Militar recebera denúncias de que traficantes de drogas de um morro vizinho, o do Saçu, em Quintino, preparavam-se para invadir a favela. Mas com a operação do Bope no local, a ameaça não se confirmou.

Cerca de 60 agentes do Bope iniciaram a ação por volta das 5 horas e contaram com o apoio de dois veículos blindados. Houve intenso tiroteio na chegada dos policiais à comunidade do Dezoito. Não há informações sobre mortos, presos, feridos ou apreensões.

Desde 2009, o morro do Dezoito tem sofrido com a alternância de poder paralelo. Os milicianos tomaram o controle na região depois de uma batalha sangrenta que culminou na morte de 40 pessoas, há quatro anos.
Em 2010, a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) realizou uma megaoperação para reprimir a atuação dos grupos de milícias, entre os quais os criminosos que dominavam a favela de Água Santa.

Com os milicianos presos, o narcotráfico encontrou caminho livre para retomar o controle do morro do Dezoito e, desde então, os grupos paramilitares tentam a revanche. Em abril do ano passado, o Batalhão de Operações Especiais já tinha feito uma operação para acabar com a disputa sangrenta entre as partes e um homem foi encontrado morto na parte alta do morro. Atualmente, o acusado de comandar o comércio de entorpecentes no local é Alexandre Bandeira de Melo, conhecido como Piolho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário