28 de abril de 2011

Vendas dos supermercados crescem 9,28% em março



As vendas reais dos supermercados reverteram a tendência de queda e registraram crescimento de 9,8% em março na comparação com fevereiro. Em janeiro e fevereiro o volume real dos negócios em relação ao mês anterior haviam recuado 21,1% e 7,1%, respectivamente.

Os dados são do Índice Nacional de Vendas divulgado nesta quinta-feira pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados).

No trimestre, o índice acumula alta de 2,79% na comparação com o mesmo período do ano passado. No cálculo, os índices foram deflacionados pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

A associação atribui o crescimento ao número maior de dias em março. Segundo o presidente da Abras, Sussumu Honda, a alta no trimestre foi inferior ao mesmo período do ano passado porque os números da páscoa serão contabilizados em abril neste ano.

PREÇOS

A cesta que mede a oscilação de preços de 35 produtos teve queda de 0,43% em março, ante um acumulado de 0,79% no IPCA. A redução foi registrada em todos as regiões pesquisadas, com exceção do Sudeste, onde a cesta ganhou 0,02%.

O preço da cebola teve a maior variação, com 22,56% de alta. Batata (17,49%), tomate (11,93%) e ovos (4,28%) vieram em seguida. O biscoito maisena, com queda de 4,22%, e o pernil, com recuo de 3,53%, pesaram a favor na cesta.

No período acumulado de 12 meses, a cesta acumula alta de 8,3%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário