26 de junho de 2011

Cavalera Conspiracy mostra seu segundo disco em turnê pela Europa




Depois de mais de dez anos sem dividir o palco, os irmãos Max e Igor Cavalera voltam a tocar juntos no Cavalera Conspiracy, que está em turnê pela Europa, para apresentar seu segundo disco, “Blunt Force Trauma”, lançado em março.

A história dos irmãos Cavalera foi escrita junto com a história do metal no Brasil. Os irmãos de Belo Horizonte formaram em 1984 o Sepultura, uma das bandas brasileiras mais bem sucedidas no exterior.

Depois do reconhecimento do público e da crítica com álbuns como “Arise” e “Roots”, Max deixou a banda em 1996 por divergências pessoais e formou o Soulfly. Dez anos depois, foi a vez de Igor sair do Sepultura para se dedicar ao projeto Mixhell.

No mesmo ano de 2006, os irmãos colocaram as diferenças de lado e Igor participou de um show do Soulfly, tocando duas músicas do Sepultura. Desse reencontro nasceu o Cavalera Conspiracy.

Mesma energia, mais maturidade


A banda brasileira Sepultura tem fãs em todo o mundo
O nome da banda não poderia ser mais apropriado para celebrar a volta aos palcos dos irmãos Cavalera. O disco de estréia “Inflikted” veio no ano seguinte, com a força e a inspiração dos melhores trabalhos do Sepultura, mas sem se prender a saudosismos. A glória da conspiração está no presente.

“O mais interessante do Cavalera Conspiracy é que é um trabalho novo que não vive e nem se preocupa com o passado. Nosso público é uma mistura de antigos fãs do Sepultura e de uma nova geração”, diz Igor Cavalera.

Depois do álbum de estréia e de uma turnê juntos, Max e Igor consolidaram o som do Cavalera Conspiracy com o novo disco, “Blunt Force Trauma”, que é uma evolução natural do trabalho de estréia. “Os dois discos foram feitos da mesma maneira espontânea. Para mim um é continuação do outro” diz Igor.

Já o som mais bem cuidado e produzido é um reflexo da experiência e dos anos de estrada. “Realmente estamos mais maduros e experientes, pois quando fizemos os dois álbuns, a atitude minha e a do Max foi a mesma de quando começamos no Sepultura”.

A respeito de uma reunião do Sepultura, o baterista disse que ele o irmão já fizeram propostas, mas a banda, hoje liderada pelo guitarrista Andreas Kisser, parece não estar interessada.

Projetos paralelos


Os irmãos Max e Igor Cavalera
Desde o reencontro, a idéia de Max e Igor era formar uma nova banda, apesar dos dois continuarem com suas respectivas bandas. O Mixhell é o projeto que Igor tem com sua mulher, Laima, e que, para a surpresa dos antigos fãs do Sepultura, faz musica eletrônica.

“Queríamos fazer algo juntos no campo da arte ou da música. Discotecávamos juntos por diversão e o Mixhell acabou acontecendo. Para mim não foi uma transição. Sempre experimentei vários estilos musicais e já havia utilizado elementos do hip-hop e de música tribal com o Sepultura”, explica Igor.

Entre os projetos futuros do guitarrista está um álbum de remixes do Cavalera Conspiracy e o disco de estréia de sua banda eletrônica. “Depois dos shows na Europa, volto a tocar e produzir com o Mixhell. Temos muitos remixes legais para serem lançados em breve e gravar nosso disco.” A turnê do Cavalera Conspiracy percorre a Europa até o dia 7 de julho.

Um comentário: